Alguns brasileiros adoram se vangloriar de que só compram carros nacionais. Contudo, diversos modelos que até parecem brasileiros, na verdade são gringos. Por conta dos acordos comerciais entre o Brasil e países da América Latina, temos passe livre para alguns modelos serem importados para cá a preço de nacional.
Por isso, selecionamos nessa lista cinco carros diferentes que parecem nacionais, mas são importados. Os modelos aqui presentes ou já foram vendidos no Brasil ou ainda permanecem ofertados nas concessionárias. Além disso, todos os carros são produzidos no Mercosul.
Nissan Kicks (primeiro ano)
Apesar de hoje ser o único carro que a Nissan produz no Brasil, o Kicks iniciou sua trajetória como importado. O primeiro ano do modelo, lançado em 2016, tinha toda produção feita no México nas versões SL, SV Limited e Rio 2016. Com o RG brasileiro, ele ganhou mais versões e subiu fortemente nas vendas.
Fiat Palio (segunda geração)
Diferentemente do Nissan Kicks, as últimas unidades do Fiat Palio que não tinham passaporte brasileiro. O modelo, que foi lançado em 1996 e sobreviveu até 2017, teve a produção da segunda geração transferida para a Argentina em 2016 para abrir espaço para o Mobi. No passado, contudo, Argentina e Brasil faziam o Palio ao mesmo tempo.
Todas as caminhonetes médias, exceto Chevrolet S10 e Mitsubishi L200
estão se tornando a nova paixão do brasileiro além dos SUVs. Só que, à exceção de Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 Triton, quase todas as médias são produzidas na Argentina. Nossos hermanos fazem Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Toyota Hilux e Nissan Frontier. Outra gringa é a Fiat Titano, mas que quebra a tradição porque vem do Uruguai.
Volkswagen Taos
Feito na mesma fábrica da Amarok, o Volkswagen Taos é o único SUV médio de grande volume que não é feito no Brasil. Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, CAOA Chery Tiggo 7 e Mitsubishi Eclipse Cross, todos são feitos no nosso país. Os BYD Song Plus e Song Pro, além de Ford Territory e GWM Haval H6 engrossaram a turma, mas importados da China.
Renault Sandero, Logan e Stepway
Ainda que a Renault produza dois modelos do trio de compactos no Brasil, algumas unidades de Sandero, Logan e Stepway vendidos no Brasil vem da Argentina. A fábrica no país vizinho complementa a produção brasileira quando a planta de Curitiba está atarefada fazendo Kardian, Kwid, Oroch e Master.
Qual desses carros você já sabia que são importados? Conte nos comentários.