Os carros costumam utilizar sobrenomes ou siglas para designarem suas versões dentro do seu portfólio. Junção de letras, números e até mesmo nomes específicos embelezam e dão um certo charme para os modelos. O importante é que cada sobrenome mostre qual é o objetivo do modelo.
Nessa lista especial, modelos de diversas marcas e categorias vão aparecer. Muitos dos listados possuem um rival a ser citado. Aqui vale tudo, desde a variante de entrada até a topo de linha e passando também pelos esportivos. Aperte os cintos e se prepare para conhecer um pouco mais sobre esses carros.
Nissan Versa e Volkswagen T-Cross Sense
Neste caso, tanto o sedã quanto o SUV compacto ganham o mesmo sobrenome para demarcar a versão mais barata. O Versa traz motor 1.6 aspirado de 113 cv e 15,3 kgfm de torque, amplo espaço interno e porta-malas de 482 litros. Por sua vez, o T-Cross mais acessível tem o motor 1.0 turbo de três cilindros de 128 cv e 20,4 kgfm de torque e câmbio automático de 6 marchas.
Volkswagen Virtus e Nissan Kicks Exclusive
Mais uma vez os carros da Volkswagen e Nissan aparecem na lista. Desta vez, os listados se encontram em suas variantes topo de linha. O Kicks traz o mesmo conjunto de motorização do Versa, porta-malas de 432 litros e a confiabilidade da marca japonesa. Do outro lado, o sedã compacto com ares de médio tem o propulsor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, porta-malas de 521 litros e outros predicados.
Fiat Mobi e Peugeot 208 Like
Os indicados aqui também são suas versões de entrada. O Mobi é pequenino, cabe em qualquer lugar, traz a racionalidade da marca e autonomia de 700 km como diferenciais. Já o 208, tem o charme dos carros franceses, mais equipamentos de série, motor 1.0 tricilíndrico de 75 cv e 10,7 kgfm de torque. O mais interessante é saber que eles são primos, já que a Fiat e a Peugeot são administradas pela Stellantis.
Toyota Corolla e Volkswagen Jetta GLI
De um lado, está o sedã médio mais racional do mercado e também um dos carros mais vendidos do mundo. Do outro, está um sedã médio bem divertido, ou melhor, apimentado de verdade. Aqui, o Corolla está em sua versão mais acessível e parte de R$ 148.990, já o Jetta só possui esta variante atualmente. Ela é ofertada aos brasileiros por salgados R$ 241.790.
Porsche Taycan e Volkswagen Polo GTS
Esses dois carros são esportivos de fato. Ambos nasceram para fazer a alegria do motorista e também dos passageiros. O Taycan traz o requinte da marca alemã e traz dois motores elétricos, um em cada eixo. Cada um rende 299 cv e 43,3 kgfm de torque e juntos desenvolvem monstruosos 598 cv e 86,7 kgfm. Só para ressaltar que ele é elétrico e faz o 0 a 100 km/h em somente 3,7 segundos. Já o Polo GTS é o mais caro da linha, tem o propulsor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. É um dos mais rápidos de sua categoria, com o 0 a 100 km/h feito em 8,3 segundos.
Qual desses carros você teria na sua garagem? Conte nos comentários
>>Conheça alguns cuidados para se ter com os carros blindados