Imagine a seguinte situação: você está em uma rodovia, olhando normalmente para seus espelhos retrovisores. Quando, de repente, um dos espelhos simplesmente some. E não foi um motoqueiro que chutou o retrovisor (dessa vez). Esse é o problema que afeta quatro modelos da Honda vendidos somente nos EUA.
Os SUVs Pilot e Passport, a minivan Odyssey e a caminhonete média Ridgeline produzidos e vendidos nos EUA entre 3 de janeiro de 2020 e 23 de julho de 2021 podem perder seus espelhos retrovisores. O recall convocado pela Honda para 330.318 veículos afeta diretamente o quarteto por conta do aquecimento do espelho.
Segundo comunicado da marca, o retrovisor com aquecimento pode passar por descolamento do adesivo que segura o espelho ao retrovisor. Em casos extremos, o espelho pode cair no chão e quebrar, fazendo com que o motorista fique com uma enorme zona cega e conduza o veículo de maneira ilegal. Esse problema afeta os dois lados, vale destacar.
O recall é somente para o período de tempo de produção anteriormente descrito, visto que a Honda mudou o sistema de aquecimento e a fita adesiva usada em seus modelos a partir de julho de 2021. Isso se deu por conta da reclamação de alguns clientes sobre a vibração do espelho dentro do retrovisor.
Apesar de o recall ser um tanto quanto bizarro e curioso, os brasileiros podem respirar aliviados. Até porque Odyssey, Pilot, Passport e Ridgeline nunca foram vendidos oficialmente em nosso país. Os da Honda não contam com aquecimento de espelho, por isso não serão afetados por um recall semelhante futuramente.
>>Hyundai Sotana 2024 perde traseira copiada do Honda Civic
>>Honda apresenta dois novos SUVs elétricos quase idênticos