As 24h de Le Mans deste ano foi uma corrida histórica, já que celebrava os 100 anos da primeira edição da tradicional prova. E o resultado foi tão histórico quanto, já que a Ferrari encerrou o jejum que durava 58 anos e se sagrou a grande vencedora da prova, interrompendo o domínio de cinco anos da Toyota.
Entretanto, não foi uma vitória fácil. Tendo largado na pole com o carro número 50, a Ferrari perdeu a ponta para a Toyota logo no início. Para piorar, este protótipo teve problemas durante as fortes chuvas que caíram em Le Mans e ficou mais para trás do grid, terminando em quinto.
A esperança de vencer passou para o carro 51, comandado pelo trio Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi (ambos italianos) e James Calado (britânico). Mesmo assim, os pilotos precisaram se recuperar no grid após uma rodada logo no início da corrida, tudo para evitar uma colisão mais séria e que poderia causar ainda mais avarias ao protótipo.
No início da noite, a Ferrari conseguiu impor um ritmo mais forte e teve uma disputa ferrenha com o Toyota número 8, já que o favorito #7 se envolveu em um acidente e abandonou a prova. Porém, o carro que restou dos japoneses também teve problemas na manhã do domingo, com uma falha nos freios que resultou em uma batida.
Assim, os japoneses perderam muito tempo para reparar o carro nos boxes, e nem mesmo os problemas elétricos do Ferrari #51, que causaram alguns apagões na hora de sair do pit, impediram o triunfo que não acontecia desde 1965.
Outras categorias das 24h de Le Mans
As demais categorias também tiveram duelos fortes durante as 24h de Le Mans. Na LMP2, a Inter Europol venceu, enquanto que a LMGTE AM viu o Corvette #33 triunfar. Destaque para o carro da Nascar, do projeto especial da Garagem 56, que concluiu a prova, sendo uma das grandes atrações para a maior corrida do mundo.
Os brasileiros não tiveram muita sorte em Le Mans. Os carros de Pipo Derani e Felipe Nasr abandonaram, enquanto Pietro Fittipaldi atolou seu Jota LMP2 e terminou no meio do grid. André Negrão assistiu dos boxes a batida de seu carro, que tirou qualquer chance de vitória da equipe.
O Ferrari LMGTE AM de Daniel Serra chegou a liderar sua categoria, mas teve problemas mecânicos e também perdeu a chance de um melhor resultado.
>> Ferrari Enzo de Fernando Alonso será leiloada por R$ 26 milhões
>> Porsche mostra conceito de seu novo supercarro elétrico
>> Cinco carros que agradecemos por nunca terem vindo ao Brasil